Governador do Amazonas vai a SP receber vacinas contra Covid

RN7
0 0

O governador Wilson Lima embarcou, na tarde deste domingo (17), para Guarulhos (SP), onde receberá os lotes da vacina contra a Covid-19 destinados ao Amazonas. A entrega será no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde. Além das vacinas distribuídas pelo Governo Federal, o Amazonas vai receber 50 mil doses da vacina Coronavac doadas pelo Governo de São Paulo.

Segundo a Secretaria da Saúde, o estado possui contêineres refrigerados para armazenagem das vacinas e cerca de 440 mil seringas e agulhas em estoque, tanto na capital quanto no interior do estado. Foram adquiridas também mais de 1,5 milhão de seringas e agulhas, que serão entregues pelo fornecedor até o dia 25 de janeiro.

Na tarde deste domingo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou por unanimidade o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. Durante a reunião que discutiu o tema, diretores da entidade disseram que a vacina é necessária porque não há tratamento precoce contra a doença. E fizeram críticas à atuação do governo brasileiro.

O governador Wilson Lima afirmou que, assim que as vacinas desembarcarem no estado do Amazonas, elas serão distribuídas para os municípios.

O Amazonas enfrenta colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio em hospitais de Manaus, que estão lotados por conta do aumento recorde de internações por Covid. Com o caos na Saúde, pacientes começaram a ser levados a outros estados. O número de casos confirmados no Amazonas passa de 230 mil, com mais de 6,1 mil mortes.

Contêineres para armazenagem

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas informou que começou a instalar, neste domingo, três contêineres refrigerados com sistema de inteligência artificial. Dois deles serão usados para armazenar vacinas, e o terceiro será para armazenar amostras biológicas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que começa nesta segunda a distribuição de vacinas para todos os estados e que o início da campanha está marcado para quarta-feira (19). A distribuição, segundo o ministro, será feita pela Força Área Brasileira (FAB) a “pontos focais” definidos por cada estado com o apoio do Ministério da Defesa.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

Next Post

Secretário de Saúde de MS embarca para SP para buscar 97 mil doses de vacina contra Covid-19

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, embarcou para São Paulo, na tarde deste domingo (17), para buscar 97 mil doses da vacina contra a Covid-19, do Instituto Butantan, CoronaVac. A distribuição aos estados está prevista para começar nesta segunda-feira (18), a partir das 7h (hora Brasília), segundo ministro da […]