O Ministério Público do Acre (MP-AC) divulgou, nesta sexta-feira (18), uma nota técnica como alerta para o aumento de casos de Covid-19 no estado com cerimonias presenciais de posses aos cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que deve ocorrer em janeiro de 2021.
O documento foi divulgado pelo Gabinete de Gerenciamento e Enfrentamento de Crise da Covid-19 e destaca a necessidade de adotar todas as medidas sanitárias de prevenção à doença.
O Acre tem mais de mais de 39 mil casos de Covid-19 confirmados. Mais de 750 pessoas vítimas da doença no estado acreano.
Na nota, o MP-AC destaca os dados de casos no estado, evolução da doença e alerta que há uma ‘tendência clara e consistente de aumento da cadeia de transmissão nas últimas semanas, e que as cerimônias presenciais de posse têm potencial indesejável de gerar aglomerações’.
Campanhas e aglomerações
Um dos exemplos citados para o aumento de infectados foram as campanhas políticas. Após as campanhas, duas regionais do Acre regrediram de fase na avaliação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.
As regionais do Alto Acre e Baixo Acre e Purus foram reclassificadas para fase de alerta, representada pela cor laranja. A regional do Juruá/Tarauacá permaneceu na fase amarela que é de atenção.
A reclassificação trouxe a regressão destas duas regionais. Sendo que o Alto Acre, que estava na faixa verde, desceu para a fase laranja sem ao menos ficar na amarela. Já o Baixo Acre, que inclui a capital acreana, Rio Branco, saiu da fase de atenção para a de alerta.
Ainda segundo o MP-AC, as posses dos eleitos podem ser feitas por videoconferência, como houve com a diplomação dos políticos.