A Prefeitura de Plácido de Castro, no interior do Acre, publicou um decreto nesta sexta-feira (3), que autoriza cultos, missas e outros encontros religiosos durante dois fins de semana.
Os eventos podem ser realizados nos dias 4, 5, 11 e 12, que são sábados e domingos, das 6h às 20h com apenas 30% dos fiéis. O decreto exige ainda que sejam cumpridas todas as medidas de distanciamento entre as pessoas, higienização do ambiente, o uso de máscaras é obrigatório e não podem participar crianças e nem pessoas do grupo de risco.
Nesta sexta, o boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) mostrou que o município tem 302 casos confirmados de Covid-19. A incidência média na cidade é de 1523,2 casos.
Sete moradores de Plácido de Castro já morreram vítima da doença.
“As igrejas evangélicas e católicas vão realizar os cultos aos domingos, e as adventistas e do Santo Daime vão realizar nos sábados. Eles já selecionaram as famílias que vão participar, não pode ter crianças, não pode ter contato físico, não podem abraçar e vai ter o isolamento com fitas”, afirmou o secretário de Saúde do município, João Lessa.
A cidade é a quarta do estado a liberar os eventos religiosos durante a pandemia. A cidade de Xapuri liberou os eventos com 30% da capacidade no último dia 23.
A cidade de Epitaciolândia também permitiu a reabertura das igrejas a partir de quinta (2). Porém, o prefeito prorrogou o decreto de isolamento.
Avaliação
Ainda segundo Lessa, após os dois fins de semana as equipes vão avaliar se o vírus continua se proliferando entre os moradores e decidir se libera novamente os eventos.
“Vamos sentar com eles e avaliar. Temos uma planilha, contratamos uma empresa para avaliar tudo isso. Temos casos de dois a dois dias aqui. Se por acaso forem contaminadas mais pessoas, se tivemos picos como antes tínhamos vamos conversar e suspender o acordo. Se por acaso continuar a infecção com está vamos pensar na questão dos comércios não essenciais”, falou.
O secretário destacou também que as barreiras na entrada da cidade serão retiradas e vão instalar barreiras móveis. A prefeitura vai fazer a testagem dos moradores nos bairros da cidade.
“Vamos fazer as testagens de uma pessoa por família para saber que está infectado ou já esteve. Acredito que daqui uns sete a dez dias devemos começar a fazer isso. Vamos a desinfecção nas ruas com os tratores e tem nos ajudado muito” concluiu.
G1 – AC