No Acre, sete agências do INSS devem reabrir para atendimento presencial a partir de 13 de julho

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As sete agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem reabrir para atendimento presencial a partir do próximo dia 13 de junho. O governo federal decidiu prorrogar até 10 de julho o atendimento remoto aos segurados e beneficiários, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O atendimento presencial foi suspenso no final de março como medida de enfrentamento à epidemia do coronavírus. Segundo a portaria, a reabertura das agências deve ocorrer de forma gradual.

Porém, o gerente da agência da cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, Fernando Júnior, informou que ainda não é possível confirmar se as agências do estado vão conseguir seguir o cronograma nacional.

“Realmente existe uma previsão nacional para abertura no dia 13 de julho, mas para isso algumas coisas são necessárias, como a instalação de barreira acrílica e, por isso, a gente não tem certeza se já vai ter conseguido instalar, porque até agora não chegaram”, disse o gerente.

Desde o final de março as atividades nas agências têm sido feitas de forma remota. “Estamos trabalhando em forma de plantão, com atendimento por telefone e servidores fazendo home office. Nenhum serviço está parado. Além da central de atendimentos, na frente de cada agência tem um número de telefone do plantão”, afirmou Júnior.

G1 tentou contato com superintendente do INSS no Acre, Carlos José, para saber a situação da reabertura das agências no estado, mas até última atualização desta reportagem não obteve resposta.

A portaria prevê que, a partir do dia 13 de julho, o atendimento presencial será restrito exclusivamente:

  • aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135);
  • e a serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, a exemplo da perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigências.

Segundo informou o Ministério da Economia, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com 6 horas de atendimento por dia.

Central de atendimento

O INSS esclarece que os serviços que não vão estar disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam pelos canais remotos, o Meu INSS (pelo site e aplicativo) e telefone 135.

No site do INSS é disponibilizado um guia para ajudar aqueles que têm alguma dúvida de como acessar o Meu INSS, com informações de como gerar sua senha, além de aprender a solicitar serviços e benefícios.

G1 – AC

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