Envira é a única cidade do Amazonas que segue ‘livre’ do novo coronavírus, aponta FVS

RN7
0 0

O município de Envira, distante 1.208 km de Manaus, é o único município do interior do Amazonas que ainda não registrou casos confirmados do novo coronavírus, até esta terça-feira (23), segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-SM). Em todo o estado, a Covid-19 já afetou mais de 65 mil pessoas, desde o início da pandemia da doença.

Levada por pessoas infectadas por meio de estradas e rios, a Covid-19 chegou a todos os municípios do Amazonas, exceto Envira. Até domingo (21), Ipixuna também não havia registrado nenhum caso da doença, mas, com a atualização de segunda-feira (22), três casos foram confirmados na cidade.

O prefeito de Envira, Ivan Rates, contou em entrevista à Rede Amazônica, no dia 10 deste mês, que não foi preciso impedir a circulação de pessoas em meio as medidas de isolamento social, devido a pandemia do novo coronavírus. Ele informou que todos os mais de 20 mil habitantes da cidade receberam máscaras como forma de prevenção.

“O isolamento com Manaus, pelo menos na distância (1.208 km da capital), é um fator que contribui. Ainda em março, implementamos ações de controle de entrada e saída do município, ao longo dos rios e no aeroporto da cidade. Instalamos barreiras sanitárias para controlar o fluxo de pessoas, bem como a triagem, e orientação constante ao povo”, disse Rates.

De acordo com os dados do último boletim epidemiológico da FVS-AM, dos 65.073 casos confirmados da Covid-19 no Amazonas até esta terça-feira (23), 25.710 são de Manaus (39,51%) e 39.363 do interior do estado (60,49%). Além da capital, 60 municípios do interior têm casos registrados do novo coronavírus.

Ao todo, 52.771 pessoas já passaram pelo período de quarentena de 14 dias, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e se recuperaram da doença. O boletim também diz que 9.616 pessoas com diagnóstico de Covid-19 se encontram internados ou em isolamento domiciliar.

Redução de casos na capital

Desde o começo de junho, o Governo do Amazonas tem flexibilizado as medidas de isolamento social com a reabertura gradual do comércio na capital por conta da redução nos números da Covid-19 no estado. O sistema público de saúde do estado chegou a entrar em colapso por conta do grande números de doentes com Covid-19, mas, até segunda-feira (22), a taxa de ocupação já havia caído para cerca de 60%.

Em Manaus, que teve caixões enterrados empilhados e em valas comuns diante do colapso no sistema de saúde, o número de enterros já apresenta redução e a média caiu para próximo ao que era registrado antes da pandemia. O hospital de campanha municipal, aberto às pressas para atender casos da doença, zerou o número de pacientes e encerrou as atividades, nesta terça-feira (22).

G1 – AM

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

Next Post

Quinarí "Rosana Gomes" “Sou filha desta terra”

A pré-candidata a prefeita Rosana Gomes (PP), esteve visitando na manhã de hoje (24) acompanhada de sua equipe de campanha, a sede do “Jornal Eletrônico RN7”. Na ocasião a mesma falou sobre seu compromisso formado neste novo desafio de sua vida pública, tendo em vista que ela e filha da […]