Ministério Público do Trabalho reverte R$ 1 milhão para ações de enfrentamento a covid-19 em MS

RN7
0 0

Com o objetivo de colaborar para a prevenção e o combate à Covid-19, o Ministério Público do Trabalho vem destinando recursos decorrentes de sua atuação institucional para hospitais, associações de saúde, universidades, entes da federação, entre outros. Em Mato Grosso do Sul, a liberação de valores para o custeio de ações capazes de minimizar os impactos da pandemia superou R$ 1 milhão.

Os valores foram garantidos por decisões da Justiça do Trabalho ou por acordos extrajudiciais (Termos de Ajustamento de Conduta).

Foram destinados, por exemplo, recursos para garantir equipamentos de proteção individual a profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença, para a compra de respiradores mecânicos, de ventiladores pulmonares, de impressoras 3D, de kits de testagem para saber se a pessoa contraiu o vírus, além de investimentos em pesquisas.

O dinheiro das reversões é fruto de indenizações por danos morais coletivos ou multas trabalhistas, que têm por finalidade a reparação da sociedade pelos prejuízos causados por empregadores com violações de direitos sociais que afetam inclusive o sistema de saúde.

Beneficiados

O MPT criou um cadastro nacional para diagnóstico das necessidades das redes pública e privada de saúde no país. O cadastro está sendo ampliado diariamente, com base nas respostas de formulário disponibilizado pela instituição e que permite obter informações sobre as condições de saúde e segurança dos profissionais que prestam serviços nas unidades públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas de saúde.

O objetivo é verificar a existência ou não de medidas de proteção junto aos trabalhadores, diante da pandemia derivada pelo novo coronavírus (Covid-19). Segundo integrantes do Grupo de Trabalho da Covid-19 do MPT, o cadastro permite conhecer, de forma mais precisa e macro, a situação de saúde nos diferentes locais do Brasil. Quanto maior a adesão, melhor será o planejamento da atuação do MPT e os resultados na proteção de profissionais de saúde e da própria população.

O preenchimento do formulário não exige identificação do respondente. As informações serão utilizadas na atuação do MPT durante a pandemia, além de orientar a destinação de eventuais recursos oriundos de ações e acordos trabalhistas.

Os resultados parciais do diagnóstico serão compartilhados com outras instituições públicas para coordenar ações.

Para acessar o formulário clique aqui!

G1 – MS
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

Next Post

Criança de 1 ano e mais 2 pessoas ficam feridas a facadas durante briga de família em comunidade do AC

Uma briga entre familiares deixou três pessoas da mesma família feridas na noite de sábado (23), na Comunidade Besouro, zona rural de Porto Walter, interior do Acre. Entre os feridos estão um menino de 1 ano e 11 meses, que levou uma facada na virilha, a avó dele, de 46 […]