Durante período de pandemia, OCA em Rio Branco já fez mais de 4,5 mil antedimentos on-line

RN7

Com o atendimento presencial suspenso desde o dia 18 de março devido à pandemia do novo coronavírus, a Central de Serviço Público de Rio Branco (OCA) disponibiliza equipes que mantém serviço de prestação de auxílio à população da capital por meio de atendimento telefônico e on-line pelo Facebook. Neste período, já foram feitos mais de 4,5 mil atendimentos.

O diretor da OCA, Anderson Cogo, diz que são oferecidos atendimentos, como a entrega de carteira de identidade já emitidas, orientações referentes ao seguro-desemprego, acesso à carteira de trabalho digital, e também informações sobre os serviços oferecidos pela central e contatos dos órgãos parceiros.

“A OCA não parou e continuamos com várias frentes de trabalho para não deixar a população desguarnecida, com informações e orientações sobre os serviços que a OCA presta por meio de seus parceiros e de serviços também já dispostos em meios eletrônicos”, disse.

O diretor afirma que para o atendimento de entrega de identidade, por exemplo, que precisa o deslocamento da pessoa, é feito agendamento. Quase 900 documentos já foram entregues nos últimos dois meses.

“Temos continuado também com todas as frentes de trabalho administrativo de alinhamento de procedimento e regulação de fluxos. Então, são tarefas que a gente já executava, que continua executando, porém de forma contingenciada para garantir e assegurar a saúde de todos os nossos colaboradores”, disse.

Além disso, Cogo falou que começou uma parceria com a Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre) para colaborar com o lançamento de dados no portal do Sistema Único de Saúde (SUS).

No local também funciona a central de atendimentos on-line dos estudantes de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) que oferece orientações sobre a Covid-19. As equipes atuam de forma alternada.

O Acre registrou até esta quarta-feira (20), 2.817 casos de Covid-19, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). O decreto que suspende as atividades não essenciais foi prorrogado até o dia 31 de maio.

Atendimentos são feitos de forma alternada entre servidores — Foto: Divulgação/OCA
Atendimentos são feitos de forma alternada entre servidores — Foto: Divulgação/OCA

Atendimento

Os números para atendimento são 3215-2400, geral OCA; 3215-2417, Instituto de Identificação; 3215-2419 SINE, Seguro Desemprego. Além disso, os interessados podem obter informações e ser direcionado para a área que desejar através do guia de serviço.

Para o atendimento via WhatsApp, são três números disponíveis: (68) 99228 5036; (68) 99226 4748 e (68) 99996 0593. Pelo aplicativo de mensagem, podem ser enviados também vídeos e áudios para avaliação. Os números de celulares não recebem ligação.

As equipes atuam no atendimento à população por estes canais no período de 7h30 às 13, de segunda à sexta-feira.

G1 – AC
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