Em surto de dengue, Cruzeiro do Sul recebe inseticida que estava em falta há 6 meses e inicia fumacê

RN7

Enfrentando um surto de dengue desde o final do ano passado, o município de Cruzeiro do Sul, no interior do estado, concluiu na última semana o processo de borrifação em toda cidade utilizando o inseticida que ajuda no combate ao mosquito Aedes Aegypti. O produto estava em falta no Acre desde o final de agosto de 2019.

O município registrou, em 2020, mais de 3,1 mil notificações de dengue até a segunda-feira (24), segundo dados da saúde municipal. Deste total, foram confirmados 1.341 casos. Além disso, uma pessoa foi a óbito no início deste ano e outros dois casos ainda estão em investigação.

A coordenadora da Vigilância Entomológica do município, Muana Araújo, disse que foram entregues 400 litros do produto que foi suficiente para atender toda a cidade.

“O inseticida é mais um braço de todas as ações usadas no combate ao Aedes. O que aconteceu? Ainda no ano passado nós iniciamos arrastões de prevenção e saúde e educação ambiental, arrastão de limpeza pública e o tratamento nos depósitos, além de reforçar os agentes. Então, hoje, nós fazemos a visita domiciliar a cada 20 dias e vem o inseticida pra gente fechar com chave de ouro”, disse Muana.

A coordenadora informou ao G1 que o produto chegou no dia 10 de fevereiro e, durante a última semana, foi feita a aplicação com o uso do fumacê.

Além disso, ela comemora uma redução no número de casos notificados na última semana, em comparação ao registrado na semana três.

“Quando falo que a gente consegue ver muita diferença, na semana três, por exemplo, nós chegamos a ter mais de 600 casos notificados e fechamos a última com 200. A gente vem trabalhando para reverter essa situação e, graças a Deus, estamos conseguindo”, comemorou.

Muana diz que aguarda a chegada de um novo lote do inseticida, mas acrescentou que ainda não há uma data prevista.

G1 – AC

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe uma resposta

Next Post

Resultado da inscrição para Fies e P-Fies sai nesta quarta

Os estudantes que desejam […]