Lojas com promoções passam por fiscalização do Procon em Rio Branco

RN7

O Órgão de Defesa do Consumidor no Acre (Procon-AC) iniciou, na manhã desta segunda-feira (10), a Operação Queima Total e fiscaliza lojas, em Rio Branco, que estão em promoção de queima de estoque.

“Já foi deflagrada a operação, fomos a campo e vamos continuar até sexta-feira [14]. Vamos abordar o maior número possível de lojas que estão ofertando esse tipo de descontos”, informou o diretor-presidente do Procon-AC, André Gil.

O objetivo da fiscalização é verificar se os descontos de queima de estoque são repassados de fato aos consumidores. E, nesse período, os fornecedores são orientados a deixar claro o preço anterior e o valor atual com desconto.

“Para o consumidor verificar de antemão que o valor do desconto é real daquele produto”, explica Gil para que os consumidores saibam o valor dos descontos.

O Procon não especificou quantas lojas devem ser visitadas durante a semana.

Denúncia

A orientação aos consumidores é que denunciem, caso percebam que tiveram os direitos violados, conforme orientação do Procon.

André Gil diz que em caso de algum estabelecimento ser flagrado com irregularidades, em caso de propaganda enganosa, é dado um prazo de cinco dias para que possam se adequar.

“Caso algum estabelecimento seja flagrado com propaganda irregular, será dado um prazo para o fornecedor se adequar e, se não for cumprido, será feito um auto de infração e também será estabelecida uma multa”, pontua.

As multas, em caso de propaganda enganosa, podem variar entre R$ 5 a R$ 10 mil, segundo informou o diretor-presidente.

Além disso, ele informa que o cliente que se sentir lesado deve denunciar o caso.

“O consumidor é o nosso melhor fiscal, ele definitivamente tem o poder de compra. Então, diante disso, caso ele se sinta lesado, pode nos procurar na OCA. Se munir de documentação e lá fazer a sua reclamação e, caso a gente não consiga resolver, enviamos ele para o juizado especial”, conta.

A orientação é de que se o consumo foi pela internet, por exemplo, deve ser feito um print, caso seja em loja física pode ser tirada uma fotografia ou apresentar nota fiscal, segundo orienta para que o consumidor possua provas.

G1 – AC

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe uma resposta

Next Post

Publicada portaria que reajusta em 4,48% benefícios do INSS

Os benefícios pagos pelo […]