Após fuga em massa, nove presos são recapturados no AC; 17 seguem foragidos

RN7

Subiu para nove o número de detentos recapturados após a fuga em massa no Complexo Prisional Francisco d’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, no último 20. A informação foi confirmada pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), neste sábado (25).

Lucas Souza da Silva foi capturado pela Polícia Militar do Acre (PM-AC) durante patrulhamento na BR-364, próximo ao Conjunto Universitário. Silva foi achado na rodovia no último dia 21, um dia após a fuga.

Além dele, outros oito detentos já haviam sido capturados e levados para o presídio. Dezessete seguem foragidos.

Neste sábado, o Iapen-AC divulgou uma nota atualizando a lista de foragidos. Leia a nota:

No dia da fuga, uma lista foi divulgada por meio de aplicativo de rede social, onde constava o nome dos detentos foragidos bem como o primeiro preso encontrado, tendo em vista que este foi recapturado ainda durante o momento da fuga.

Ocorre que na lista constava o nome do reeducando Anderson de Souza Alves, que havia sido transferido do pavilhão L para o pavilhão A e que por isso não foi encontrado no momento da contagem. Verificada a situação, a lista foi atualizada pela equipe de segurança e o nome do reeducando Ezimar Menezes Teixeira foi inserido à lista no lugar de Anderson de Souza Alves.

Duas fugas foram registradas no FOC no período de uma semana  — Foto: Aline Vieira/Rede Amazônica Acre
Duas fugas foram registradas no FOC no período de uma semana — Foto: Aline Vieira/Rede Amazônica Acre

Duas fugas foram registradas no FOC no período de uma semana — Foto: Aline Vieira/Rede Amazônica Acre

Primeira fuga

A primeira fuga registrada no FOC em 2020 foi no último dia 13, quando quatro presos do pavilhão P já tinham feito um buraco na parede e pulado o muro da unidade. Nenhum deles foi recapturado até o momento.

Os foragidos são: Thiago Ferreira de Araújo, Samuel da Silva Souza, Gabriel Monteiro Mapeano e Jeferson Jesus de Castro.

Fuga em massa

Para escapar do presídio no último dia 20, os detentos fizeram um buraco na parede da cela e improvisaram cordas com lençóis. Os presos são da facção criminosa denominada Bonde dos 13, aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua em vários estados brasileiros.

Em coletiva, o secretário de Segurança Pública em exercício, Ricardo dos Santos, não descartou uma possível ligação entre a fuga em massa no FOC e o caso dos 76 detentos que fugiram de um presídio no Paraguai, no último dia 19.

O Ministério Público do Acre (MP-AC) instaurou um procedimento administrativo para investigar as fugas no FOC. O promotor Tales Tranin acompanha as investigações das polícias Civil, Militar e do Iapen-AC para saber se houve facilitação de algum servidor público nas fugas.

Sentença

G1 teve acesso a um levantamento da sentença dos 26 presos que fugiram do FOC. Somadas, as penas dos detentos ultrapassa mil anos. Entre os crimes praticados estão: roubo, furto, homicídio, corrupção de menores, latrocínio, tráfico de drogas, tentativa de homicídio, entre outros.

Em entrevista à Rede Amazônica Acre, o presidente da Asmac, Danniel Gustavo Bomfim, reafirmou que o Poder Judiciário tem um papel colaborativo e em apoio à Segurança Pública do estado. Ela falou ainda sobre a nota que a associação divulgou, na terça (21), em resposta a algumas críticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

“Serviu mais como esclarecimento para a população sobre o trabalho incansável dos magistrados na área criminal. O problema na segurança pública não seria o atraso na análise de 200 pedidos de mandados. Temos, pelo dados, quase três mil mandados que foram expedidos pela Justiça e ainda não foram cumpridos”, complementou.

Confira os nomes dos presos que seguem foragidos:

  1. Francisco Santos Braga
  2. Rogério Furtado dos Santos
  3. Ariclene Firmiano da Silva
  4. Dheyci de Angelo Lima e Lima
  5. Aloísio Lucas Mesquita
  6. Mirleson Nascimento da Silva
  7. Saymon Wallace Fonseca do Nascimento
  8. Valber de Aguiar Morais
  9. Ezimar Menezes Teixeira
  10. Raimundo Nonato dos Santos Fonseca
  11. Jaciel Batista do Nascimento
  12. Wellington de Souza Lima
  13. Joel Menezes de Queiroz
  14. Ronicley Ribeiro da Silva
  15. José Valdenes Viana da Silva
  16. Gerilto Caetano da Silva
  17. Sebastião Weverton Lima de França.

NOTA DA REDAÇÃO: a lista de foragidos foi atualizada no sábado, 25/1.

G1 – AC
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe uma resposta

Next Post

Detentos vão fazer limpeza e manutenção de espaços públicos da Capital

Detentos do regime semiaberto […]