Cheia do Rio Acre desaloja 50 famílias em Brasileia e cinco em Rio Branco

RN7

A cheia do Rio Acre tem causado transtornos nas cidades de Rio Branco e Brasileia. Na capital, cinco famílias estão desalojadas e foram levadas para casas de parentes, nesta quarta-feira (8). Em Brasileia, o número chega a 50 famílias.

O Rio Acre atingiu a cota de inundação, que é de 14 metros, na tarde de terça (7), segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Na capital acreana, o manancial marcou 14,13 metros na medição das 15h.

Ao G1, o comandante da Defesa Civil de Rio Branco, coronel George Santos, informou que foram retiradas três famílias do bairro Airton Sena e duas do bairro da Base.

“A gente vai fazer o possível para que não vá ninguém para o parque [de Exposições Wildy Viana], e sim para casa de parentes para ficarem melhor acomodados”, acrescentou.

Ainda segundo o coronel, a retirada foi feita pelo Sistema Municipal da Defesa Civil, que compõe diversas secretarias e órgãos. Santos falou que as mudanças foram feitas ao longo do dia.

“Temos carros da Emurb, Semsur à disposição da gente. A Secretaria de Assistência Social faz o contato com as famílias e o devido encaminhamento para assistência”, concluiu.

Ainda segundo a Defesa Civil, foram construídos 100 abrigos no Parque de Exposições Wildy Viana para receber famílias atingidas pela cheia.

Rios no interior

Em Brasileia, o rio ultrapassou a cota de transbordo e chegou a 11,63 metros, na tarde desta quarta. A cota de alerta é de 9,8 metros e a de transbordo, 11,4 metros. Diversas famílias já foram retiradas das casas.

Na cidade de Xapuri, o manancial ainda não chegou a cota de alerta. Na leitura desta quarta, está com a cota de 11,9 metros. A cota de alerta é de 12,5 metros e a de transbordo 13,4 metros.

Já em Cruzeiro do Sul, o nível do Rio Juruá apresentou vazante e marcou 12,8 metros, mas continua acima da cota de alerta, 11,8 metros e abaixo do transbordo, 13 metros. Na cidade, uma família também teve que sair de casa e foi para o aluguel social.

Em Tarauacá, o rio que chegou a transbordar na última semana está em vazante, com 5,71 metros. A cota de alerta é de 8,5 metros e a de transbordo de 9,5 metros, segundo dados da Defesa Civil.

G1 – AC

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe uma resposta

Next Post

Thammy Miranda festeja nascimento do filho e elogia mulher, Andressa: 'Incrível'

Thammy Miranda já é […]