Irã está colocando mísseis no Iraque que podem alcançar Jerusalém

RN7

Uma reportagem do New York Times diz que o governo do Irã está explorando o caos no Iraque para contrabandear e ocultar um estoque de mísseis balísticos de curto alcance que pode ser usado contra Israel e outros inimigos regionais.

Autoridades disseram ao Times que milícias xiitas apoiadas pelo Irã que controlam algumas das infraestruturas no Iraque estão ajudando Teerã a esconder as armas lá.

“As pessoas não estão prestando atenção suficiente ao fato de que mísseis balísticos no ano passado foram colocados no Iraque pelo Irã com a capacidade de projetar violência na região”, disse a repórter Elissa Slotkin (D-Mich).

O cache de armas também representa uma ameaça à segurança das forças americanas na região, à medida que as relações entre Teerã e Washington continuam se deteriorando.

O Iraque é uma posição estratégica para o Irã. Se os EUA ou Israel conduzirem ataques aéreos na República Islâmica, as forças iranianas podem facilmente disparar foguetes contra Israel ou um país do Golfo inimigo como a Arábia Saudita.

Os EUA e a Europa culpam o Irã por um grande ataque com mísseis nos campos de petróleo sauditas em setembro. O Irã nega seu envolvimento.

Enquanto isso, os iraquianos “não querem ser guiados pelos iranianos”, disse Slotkins ao Times. “Mas, infelizmente, devido ao caos e confusão no governo central do Iraque, o Irã é paradoxalmente o melhor preparado para tirar proveito da agitação popular”.

Os EUA alertaram que o Irã estava estocando armas no Iraque no ano passado, e Israel lançou um ataque maciço há vários meses, com o objetivo de destruir as armas iranianas no país.

Enquanto isso, os EUA continuam sua campanha de sanções de “pressão máxima” contra o Irã para impedi-lo de obter armas nucleares.

Gospel Prime
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe uma resposta

Next Post

Bancada é contra projeto de lei que afeta 341 mil deficientes

Seis dos oito deputados […]